sábado, 12 de dezembro de 2009

Janela 10 - 40

Tema talvez um pouco esquecido atualmente e, que ainda revela um dos maiores desafios à evangelização mundial é a "Janela 10-40", uma área que se estende desde o Oeste da África até o Leste da Ásia, entre os paralelos 10 e 40 graus ao norte do Equador.
Esta deveria ser a área de maior ênfase para missões pioneiras nesta época,no entanto, tem sido a área de maior negligência. Os países que estão essencialmentedentro ou próximos à Janela 10-40 e que são os menos evangelizados do mundo, ocupam apenas 35% da superfície da terra, mas 65% de sua população.O número absoluto de povos vivendo na janela 10-40 é assustador. Dos mais de seis bilhões de pessoas no mundo, cerca de aproximadamente 1,2 a 1,4 bilhões nunca tiveram a chance de ouvir o Evangelho e mais de 95% dessas vivem dentro da Janela 10-40.
Na janela 10-40 encontramos três grandes religiões: budismo, islamismo e hinduísmo. Uma seara que se apresenta realmente grande, mas com poucos ceifeiros. Cerca de 62 países, os mais problemáticos e miseráveis encontram-se nesta faixa de terra.
Acrescentando ao desafio, mais de 90% dos mais pobres e excluídos, as crianças que são mais maltradas e as menos alfabetizadas, vivem nesta região, que tem sido um lugar em que as doenças como: AIDS, tuberculose e malária se espalham violentamente sem tratamento e sem controle. Essa área é também, a menos acessível a qualquer esforço missionário aberto, tanto devido ao sistema religioso e político antagônico, como pelo modelo de vida e sua localização geográfica. Guerras e conflitos são um dos motivos que mais trazem desconforto aos habitantes desta região, como também para o avanço do Evangelho. A maioria dos grupos terroristas que assustam o mundo tem sua base dentro da Janela 10-40.
Existem alguns motivos pelos quais, essa área do planeta deve ter prioridade nas nossas orações e projetos missionários: nela se encontram as civilizações mais antigas do mundo; as primeiras regiões geográficas mencionadas na Bíblia (no livro do Gênesis) estão inseridas neste contexto geográfico; dentro da Janela moram cerca de 3 bilhões de pessoas espalhadas entre os 62 países, entre estes, os 37 países menos evangelizados do mundo. Cerca de 2 bilhões de adeptos das maiores religiões do mundo (Islamismo, Hinduísmo e Budismo) moram nesta região.Nela vivem os pobres mais pobres do mundo, cerca de 47% da população mundial.A grande maioria dos povos etnolinguísticos (povos de diferentes línguas e etnias), vivem dentro da Janela 10-40. Grande parte das cidades mais populosas do mundo (com mais de 1 milhão), estão concentradas nesta região.
E por fim, os bilhões de pessoas que moram nesta região não são somente as mais pobres, as mais enfermas e as que mais sofrem as calamidades, mas acima de tudo, as mais escravizadas por satanás. A maioria delas não teve a oportunidade de ouvir falar de Jesus. As "Igrejas", em grande parte, só fazem missões onde há facilidades, e o envio da maioria dos missionários não são para esta área, mas sim para lugares de maior abertura para pregar o Evangelho. Muitos não agem como o apostolo Paulo: "Anunciar Jesus onde o Evangelho ainda não fora anunciado", e com isso milhares morrem por dia sem conhecer o plano de salvação através de Jesus Cristo, e tantos outros continuam presos a religiões contrárias a Palavra de Deus.
Segue na próxima postagem uma relação de alguns dos países mais fechados ao Evangelho, que estão inseridos no contexto geográfico da Janela 10-40.

Fonte: www.semipa.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre a mensagem. Dê sugestões, opiniões, deixe uma mensagem de Deus. Deus abençõe sua vida. Blog Missão.